SCORE do Serasa: Saiba pra que serve.

SCORE do Serasa: Saiba pra que serve.

09/12/2019 | Direito do Consumidor | Eveline Cássia Andrade Pires

O Score é uma pontuação, desenvolvida pelo SERASA, atribuída ao consumidor que leva em consideração seus hábitos de pagamentos de suas contas, influenciando diretamente em sua oferta de crédito no mercado.
 
O Score é medido na forma de pontuação (de 0 a 1.000) e é calculado com base em algumas informações do consumidor, como pagamentos em dia, frequência pela busca por crédito no mercado, pedidos de cartão de crédito e informações cadastrais.
 
Isso significa que quanto mais você manter sua vida financeira organizada pagando suas contas em dia melhor será a pontuação do seu Score!
 
Uma pontuação alta no Score pode lhe garantir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, contratação de seguros, melhores taxas de juros, dentre outras vantagens.
 
As instituições que mais consultam seu Score são os bancos, as construtoras e imobiliárias, as lojas de departamento, as seguradoras de automóveis, as operadoras de internet e telefonia, além de instituições estudantis que utilizem financiamento.
 
Por outro lado, caso suas contas não estejam em dia, certamente você terá uma pontuação reduzida, impedindo-o de aproveitar os benefícios mencionados.
 
A busca por empréstimos no mercado é capaz de diminuir a pontuação no Score, isto por se tratar de um sinal de desequilíbrio financeiro.
 
Entretanto, nada está perdido, pois sempre é possível melhorar seu Score com pagamento das contas em atraso e/ou renegociando uma dívida, mantendo-se em dia com seus compromissos depois.
 
Para consultar seu Score basta acessar o site do SERASA ( LINK ACESSO ), realizar seu cadastro e checar como está sua reputação perante o mercado.
 
Portanto, é sempre importante ter em mente a necessidade de se ter uma vida financeira organizada e saudável, pois, como visto, as vantagens obtidas com o Score são interessantes e devem ser consideradas pelo consumidor.
 
Eveline Cássia Andrade Pires
EQUIPE DO CONSUMIDOR