Termina hoje prazo para pré-selecionados no Fies complementarem dados
 

Por Andreia Verdélio - Agência Brasil – 02/03/2020 – Brasília, DF

Termina nesta segunda-feira (2) o prazo para os candidatos pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem as informações da inscrição. O procedimento deve ser feito pelo site do programa. São cobrados os dados bancários do estudante, do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte.

As informações serão validadas pela instituição de ensino, que pode solicitar mais documentos. Após esse processo, o estudante já pode comparecer à agência da Caixa Econômica Federal e formalizar a contratação do financiamento.

Os candidatos não pré-selecionados foram automaticamente incluídos na lista de espera e devem acompanhar sua eventual pré-seleção entre 28 de fevereiro e 31 de março, na página do Fies.

Resultado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quarta-feira (26), o resultado do processo seletivo, para o primeiro semestre de 2020, do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Neste semestre, o programa vai oferecer 70 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior.

Os pré-selecionados na modalidade P-Fies deverão ir pessoalmente à instituição de ensino para validação das informações de sua inscrição e contratação do financiamento. No P-Fies não existe a etapa de lista de espera.

O programa do MEC está dividido em duas modalidades, o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino. Essa última modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes.

Fies 2020/1 abre período de cadastro na lista de espera

Por Giullya Franco - Uol Educação – 02/03/2020 – São Paulo, SP

O período para manifestar interesse nas vagas da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 está aberto. O prazo vai até o dia 31 de março.

O site do Fies informava que as inscrições seriam abertas no dia 28 de março, mas o edital cita 28 de fevereiro. Em janeiro, o Brasil Escola informou o MEC sobre o erro, mas a data não foi alterada no site e confundiu alguns participantes. O erro só foi corrigido no último final de semana, quando as inscrições foram abertas.

A lista de espera é exclusiva para os participantes que não foram convocados no Fies Juros Zero. Já para quem não foi selecionado no P-Fies NÃO é possível se cadastrar em lista de espera.

Os candidatos que se inscreverem na lista de espera devem acompanhar a convocação no Site do Fies.

O que fazer se eu for pré-selecionado na lista de espera?

Os convocados na lista de espera do Fies Juros Zero devem realizar os mesmos procedimentos de quem foi selecionado na chamada regular. Veja as etapas:

1º etapa: Completar as informações no Site do Fies no prazo de cinco dias úteis;
2ª etapa: Procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias;
3ª etapa: Com a validação da documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.

Pagamento do Fies

Durante o período que o estudante estiver na graduação deverá pagar o seguro de vida obrigatório e os juros. Após terminar a faculdade, se o aluno tiver renda, as parcelas do saldo devedor começam a ser pagas no primeiro mês.

Se no momento o estudante não tiver renda, ou em algum outro período do pagamento, o valor mínimo definido pelo regulamento será cobrado. De acordo com o regulamento definido pelo MEC, o prazo máximo para o pagamento do Fies é de 14 anos, levando em consideração a capacidade de quitação mensal do estudante.

Fies 2020/1

Cerca de 270 mil candidatos se inscreveram no Fies entre 5 e 14 de fevereiro para concorrer as vagas do Fies Juros Zero. Foram oferecidas para este ano 100 mil vagas no Fies Juros Zero (para quem tem renda de até três salários mínimos), sendo 70 mil vagas para o primeiro semestre. No P-Fies (para quem tem renda de até cinco salários mínimos) o número de vagas não é definido.

As inscrições foram exclusivas para estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições a partir de 2010 e conseguiram média de 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação.

 
Luis Fernando Rabelo Chacon
Setor Educacional