Com a crise que assolou o país nos últimos anos, muitas pessoas não conseguiram honrar com seus compromissos financeiros, restando inadimplentes frente a seus credores. Estes, por sua vez, tentam de toda forma reaver seus créditos, inicialmente de maneira informal e extrajudicial, por contatos telefônicos, envio de cartas, e-mails, etc.
 
No entanto, é importante ficar atento na forma que referidas cobranças são realizadas, pois se desempenhadas de forma abusiva ou sem observar os limites que a lei impõe além de se tornar infrutífero o ato de cobrança, o credor pode ainda ser obrigado a indenizar o devedor por eventuais prejuízos advindos da cobrança indevida ou abusiva.
 
De maneira geral, não se pode proceder com cobranças que venham a expor e constranger o devedor, como telefonar para seu trabalho e tratar do assunto com terceira pessoa, tratar das pendências com familiares que recebem ligações, dentre outros exemplos, sob o risco de ensejar dano moral indenizável em razão da abusividade e exposição da personalidade do devedor.
 
Por essa razão é necessária muita cautela e profissionalismo na hora de proceder com uma cobrança ou contratar uma empresa para desempenhar esse tipo de serviço. Não se pode “cobrar” a qualquer preço, pois ao final o valor da indenização pode prejudicar todos os outros resultados positivos de tal serviço!
 
Diante disso, visando proceder com a cobrança dentro da legalidade e evitando problemas outros, quando do esgotamento da via extrajudicial o próximo passo precisa ser conduzido por pessoal capacitado, razão pela qual, os escritórios de advocacia tem se especializado nesse tipo de serviço. Geralmente com pessoas focadas apenas nessa tarefa, bem como uso de softwares e tecnologia em busca de atualização das informações, como a obtenção de dados do patrimônio do devedor ou a atualização de endereço e telefone sem precisar de ofícios expedidos pela Justiça, acelerando e tornando mais eficiente o trabalho do advogado!
 
Procure o advogado de sua confiança para tratar de seus créditos e evite que seu prejuízo se estenda no tempo ou ganhe maiores proporções.
 
Equipe Gestão de Crédito
Vitória Siniscarchio Costa