Cadastro positivo. Você sabe o que é e como se beneficiar e/ou se proteger dele?
 

O cadastro positivo nada mais é do que um banco de dados que contém todo o histórico financeiro positivo de uma pessoa, funcionando como um verdadeiro “currículo” de bom pagador, apto a abrir portas diante de uma negociação, financiamento ou operação financeira, permitindo uma análise mais justa na hora de se pleitear um crédito.
 
Até pouquíssimo tempo a concessão de crédito encontrava-se condicionada à análise de histórico de restrição financeira, ou seja, consultas realizadas junto ao SCPC SERASA para averiguar se o candidato ao crédito deixou de adimplir com suas obrigações em alguma oportunidade, procedendo-se na realidade com uma “análise negativa”.
 
Ocorre que nem sempre essa análise se apresentava justa, pois se de um lado existem os chamados “devedores contumazes” de outro, há aqueles que cumprem fielmente com suas obrigações e por situações incomuns, tiverem seu nome negativado e por via de consequência, o crédito negado.
 
Pois é diante desse cenário que o cadastro positivo se apresenta extremamente importante!
 
Com ele o usuário tem a possibilidade de demonstrar a maneira como conduz sua vida financeira, de modo que no momento de uma transação comercial sejam avaliados não somente seus deslizes como também seus acertos, viabilizando inclusive melhores condições de pagamentos, incidência de juros, etc.
 
Podem entrar no cadastro positivo, contas de consumo de energia, água, telefone, TV a cabo e financiamentos crediários.
 
De outro lado é importante ficar atento quanto às informações prestadas e aos riscos que a má administração da ferramenta poderá lhe ocasionar, como uso indevido de dados.
 
Por fim, importante mencionar ainda que atualmente o lançamento é feito de forma automática, ou seja, em teses todos os cidadãos que realizam operações financeiras estão inseridos e caso desejem realizar o cancelamento, devem tomar as providências previstas em lei.
 
Procure um advogado de sua confiança para lhe auxiliar no cadastro ou em seu cancelamento, bem como lhe fornecer maiores informações e detalhes desse sistema, de modo a lhe trazer benefícios e ao mesmo tempo evitar a exposição de dados privados.
 
Equipe Gestão de Crédito
Vitória Siniscarchio Costa