Muitos brasileiros têm perdido o sono quando se fala em dívidas bancárias, pois elas afetam a vida financeira como um todo, inviabilizando os planos e sonhos tão esperados. Isso porque, os débitos nos bancos impedem que o consumidor tenha acesso a novos créditos, além de restringir seu poder de compra.

Atualmente estima-se que 60% da população brasileira está endividada, com uma grande parcela dentro da famosa “bola de neve”, que leva a contratação de empréstimos para pagar outras dívidas. 

Além disso, estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) apontam que aproximadamente 30 milhões de brasileiros possuem mais de 100% da sua renda mensal comprometida com o pagamento de crédito, sem conseguir negociar suas dívidas de forma adequada, por isso, é importante buscar alternativas para quitar o débito o mais rápido possível.
 
Geralmente três pontos são considerados nas negociações de dívidas bancárias, o valor total da dívida, a taxa de juros e o prazo para o pagamento. Por essa razão, é importante que o consumidor saiba em qual focar sua proposta, antes de iniciar qualquer negociação.

Primeiramente é preciso que o consumidor levante o histórico da dívida, com o máximo de documentos possíveis, a fim de verificar como se dará sua evolução, principalmente em relação às taxas de juros e custos da operação.

Somado a isso, o consumidor deve analisar sua capacidade de pagamento, ou seja, verificar se sua renda mensal é suficiente para cobrir as despesas fixas do seu dia a dia e ainda sobrar uma quantia para quitar a renegociação da dívida feita com o banco. 

O passo final é elaborar uma proposta ao banco credor, sendo sempre realista nos cálculos e comprometido com o pagamento da dívida. Também é importante ficar atento aos diversos meios para apresentação dessa proposta, como feirões de renegociação, aplicativos, chat online, dentre outros.

Por fim, mas não menos importante, o consumidor deve se preocupar em não assumir acordos que não conseguirá cumprir ou novos endividamentos, buscando controlar suas despesas, evitando gastos desnecessários e até mesmo readequar seu padrão de vida e ou buscar uma renda extra. Tudo isso para honrar o compromisso firmado e restaurar sua saúde financeira.
 
Em caso de dúvidas sobre negociação de dívidas com as instituições bancárias, procure um advogado de sua confiança para lhe auxiliar.

Lucas Mori
Marcelo Marcos de Oliveira