LGPD & Marketing:
quais são os limites da coleta de
dados pessoais dos leads?

Considerando que vivemos na era da informação, não há campanha ou estratégia de marketing nos dias atuais que dispense a coleta de dados de possíveis clientes. 

Nós, como consumidores, cada vez mais, nos deparamos com “iscas” digitais, que buscam coletar nossos dados pessoais, por meio de conteúdos e eventos gratuitos de nosso interesse. Não raramente, vemos grandes empresas buscando nesse tipo de estratégia, uma forma de iniciar um relacionamento com o público, já tendo a possibilidade de conhecê-lo melhor. 

O problema ocorre quando há um abuso dessa prática. O que se inicia como uma estratégia de marketing, acaba ocasionando um total desrespeito aos direitos dos titulares dos dados pessoais e às melhores práticas de proteção de dados.

Estamos cada vez mais familiarizados com os “check-box” de consentimento, e com o clássico “li e aceito todos os termos” que o segue. Contudo, ainda que seja válida, a estratégia do Consentimento não é o bastante para garantir que a sua estratégia de marketing esteja adequada à LGPD!

Na prática, vemos empresas coletando mais dados pessoais do que o necessário, condicionando o acesso a determinado conteúdo ou serviço à entrega de tais dados. Algo totalmente contrário à LGPD!

É fundamental ter clareza durante todo o processo de tratamento de dados

Evidente que, além do consentimento do titular, é necessário entender quais dados pessoais são realmente necessários ao objetivo proposto e ser transparente quanto à finalidade do tratamento.

O titular precisa estar ciente desde o momento da coleta, sobre o que acontecerá com os seus dados dentro da empresa, até o eventual descarte. Não apenas consentir o tratamento para ganhar acesso à qualquer “isca digital” que seja.

A atenção aos princípios legais da transparência e da finalidade são essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz e segura para o seu negócio.

Ademais, a adequação dos processos da sua empresa à LGPD, não depende só do consentimento, nem de qualquer outra base legal, mas de uma análise completa de cada processo e finalidade, objetivando sempre as melhores práticas!

Por fim, é importante destacar que a LGPD não veio acabar com a estratégia de marketing, ou modelo de negócios de ninguém. Mas, sim, para somar e aumentar os níveis de segurança e de liberdade que temos enquanto indivíduos.

Se tiver alguma dúvida sobre como adequar a sua empresa e suas estratégias de marketing à LGPD, consulte um advogado de sua confiança.

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