O planejamento previdenciário atualmente ganhou relevância em razão das inúmeras alterações nas leis previdenciárias e diante da dificuldade do segurado atingir os requisitos necessários para se aposentar.

Mas afinal, você sabe o que é um planejamento previdenciário? E como ele pode lhe ajudar?

É comum que as pessoas aguardem o momento que creem ter preenchido a idade e tempo de contribuição necessário, para então formalizar o seu pedido de aposentadoria sem ao menos avaliar o seu histórico previdenciário.
 
O planejamento previdenciário tem como um de seus objetivos assegurar ao segurado que, no ato do requerimento de seu benefício todos os documentos estejam regulares e aptos para a concessão da aposentadoria.

Não é raro que, no histórico previdenciário armazenado no sistema da Previdência Social contenha falhas ou ausências de informações relevantes para que determinado vínculo de trabalho seja integralmente computado.
 
E realizar este ajuste no ato do requerimento da aposentadoria poderá retardar a concessão ou até mesmo inviabilizar o recebimento do benefício, por justamente não atingir os requisitos necessários.
 
No planejamento previdenciário também é possível estimar uma previsão de quando será o melhor momento para se aposentar, identificar qual a regra de transição é a mais benéfica e certificar se realmente aquela regra aplicada na simulação do sistema da Previdência Social (Meu INSS) segue a legislação vigente.

É vantajoso financeiramente realizar um planejamento previdenciário?

A depender dos dados e das informações presentes no sistema da Previdência Social, o valor de sua aposentadoria poderá ser elevado ou o tempo para se aposentar poderá ser reduzido, o que traduzirá em proveito econômico imediato.
 
Portanto é necessário procurar um especialista no assunto para apresentar todas as simulações de aposentadoria para lhe proporcionar um benefício justo!

 

Guilherme Santos Ferreira
OAB/SP 350.434